domingo, 31 de julho de 2011

Duka Souto: noções de áudio na produção de vídeos


Agora o assunto é SOM! No dia 04/06, o convidado Duka Souto foi o segundo a visitar a turma de Audiovisual para Educadores. Só mesmo ele poderia passar para a turma o que eu imaginava, de maneira tão ágil e agradável.


Duka Souto, com sua originalidade e simpatia, conseguiu unir teoria e prática e, com isso, foi possível colocar toda a turma com a "mão na massa": os alunos puderam manusear diferentes tipos de câmeras e microfones e descobrir, na prática, o que pode dar certo ou não; ou, melhor dizendo, o que é viável ou não!



Todos começaram a entender um pouquinho mais, através de técnicas apresentadas, comentadas e demonstradas pelo Duka, sobre a importância do som e o que é preciso fazer para que se atinja a qualidade deste processo no audiovisual. Além disso, a partir de questionamentos dos próprios alunos, foram tiradas dúvidas sobre, por exemplo, como funciona um set de filmagem, as diferentes maneiras de captar o som em ambientes fechados e abertos, os tipos de microfones utilizados em cada espaço de filmagem, entre outros.




Após a teoria, na segunda parte da aula, cada um dos alunos teve contato direto com os equipamentos - não só visualizando-os, mas praticando com eles sob orientações minhas e do Duka - e essa prática (ainda que não tão prolongada), acredito ter sido bem marcante para eles, pois foi possível perceber que esta aula foi realmente importante para a turma, que pareceu ter saído, neste dia, mais confiante e direcionada.


Mais informações sobre a visita...

Duka Souto no Facebook
Duka Souto no Twitter
Blog do Duka Souto: MeuZ-Eus IN-Verso

Nenhum comentário:

Postar um comentário