domingo, 7 de agosto de 2011

Filipe Codeço e o Projeto Cérbero - Resignificação na montagem de um videoclipe


No dia 21/05, resolvi levar Filipe Codeço, um amigo e colega de turma da minha época de estudante da Darcy Ribeiro, para fazer uma visita à turma de Videoclipe para YouTube.

O objetivo desta aula, dentro do conteúdo de Montagem, era desenvolver na turma a capacidade de análise crítica de imagens em vídeo. Filipe Codeço veio, com sua experiência (teatral, literária, docente e audiovisual), contribuir com a turma em diversos aspectos, mas, principalmente, veio para que, dentro deste universo, também a ação/dramaturgia fosse valorizada; introduzindo um raciocínio lógico, necessário para a resignificação do material bruto, na finalização de videoclipes.



Para isso, foi feita a apresentação e análise de um curta metragem do Projeto Cérbero, avaliando e comentando as dificuldades em seu set de filmagem e seu processo de decupagem. Em seguida, fizemos um debate com Filipe Codeço (realizador do projeto), discutindo, principalmente, sobre os processos de criação, o trabalho da edição como forma de roteiro dentro dos filmes do projeto e a improvisação dentro da atuação.

Filipe Codeço caiu como uma luva para o que eu estava querendo fomentar na turma. Seu Projeto Cérbero nasceu em 2008, da união entre alunos do Instituto Brasileiro de Audiovisual - Escola de Cinema Darcy Ribeiro e alunos de teatro da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tendo como objetivo "desenvolver uma pesquisa de linguagem multimídia que abarcasse a criação de ações cênicas urbanas e o desdobramento delas em vídeos experimentais." Filipe, com suas três câmeras ao mesmo tempo, nos leva do real para o virtual e explica, através da mitologia grega, o nome do projeto: "Cérbero é o cão de três cabeças que protege a porta do Hades - o mundo dos mortos. Suas três cabeças simbolizam as três câmeras com que filmamos as ações cênicas urbanas. Elas fazem com que essas ações “escapem” à sua finita duração no espaço-tempo. E, após o processo de montagem, em que se recria essa ação, elas revivem no mundo virtual “dos mortos”; ou seja, como obra áudio-visual."

Após o debate, partimos para a ilha de edição, para rever e resignificar o material editado do curta metragem, por a fim de que, com essa resignificação, fizéssemos a montagem de um videoclipe de 30 segundos.


►Mais sobre a visita...

Filipe Codeço no Facebook
Filipe Codeço no YouTube

►Mais sobre o Projeto Cérbero...

Projeto Cérbero no YouTube


Confira o primeiro vídeo do Projeto Cérbero:
CÉRBERO #00 - A inconcebível vontade de olhar para o chão

Nenhum comentário:

Postar um comentário