domingo, 7 de agosto de 2011

Alex Araújo e suas "3 Américas" apresentadas à turma de Audiovisual para Educadores

No dia 18/06, a turma de Audiovisual para Educadores assistiu 3 Américas e conheceu o cineasta Alex Araújo, seu realizador.

Feitas as apresentações, a primeira parte da aula foi teórica. Alex fez questão de conduzir a aula comigo, que, dentre outros temas, abordou principalmente as diferenças entre D. W. Griffith e Serguei M. Eisenstein, usando algumas passagens do documentário The Cutting Edge - The Magic of Movie Editing (2004) para ilustrar.

Partimos, então, para a sessão de cinema. Antes, Alex fez uma introdução sobre o que estava por vir - 3 Américas (2007) é um documentário de Alex Araújo feito quando ele ainda estudava cinema na Universidade Estácio de Sá (RJ). O documentário se passa ao longo de uma Avenida (Avenida das Américas - Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro) e aborda as suas particularidades e desigualdades, criando uma analogia entre esta e o nosso Continente.


Terminada a sessão, Alex foi todo ouvidos para a turma. A discussão foi bastante produtiva, pois, além de surgirem os temas técnicos, surgiram os temas de análise crítica da obra, ou seja, pudemos discutir a obra como um todo. Pode-se dizer que o documentário foi esmiuçado: ficou possível começar a ter uma ideia mais próxima do real de como é feito um documentário, desde sua idealização, passando pelas pesquisas e dificuldades, bastidores do set de filmagem, problemáticas em relação à trilha sonora, pedido e autorização de direitos autorais até chegar ao produto final.


Durante a discussão, através das dúvidas e falas dos alunos, pude perceber o amadurecimento deles em relação aos conteúdos dados até então, sendo possível avaliar alguns conhecimentos já adquiridos pela turma, de um modo geral. Além disso, foi bastante produtivo o resultado no que diz respeito à análise critica do documentário; foram feitas abordagens tanto em relação aos personagens, especificamente, como em relação à temática, tais como diferenças e dificuldades sociais, capitalismo, colonização das Américas e do Brasil, a importância que pode vir a ter o registro de um território e sua história e, especialmente, o que a experiência de fazer esse documentário significou para o Alex. Segundo o próprio Alex, sobre 3 Américas:

"A gente acha que vai encontrar respostas, mas você sai com mais perguntas! Você não passa por uma experiência dessas sem se transformar."

E é essa sensação, essa ideia, que eu quero que fique em meus alunos: que eles, nas infindas tentativas de transformar, se transformem também.


Segue abaixo, 3 Américas


Um comentário:

  1. Gostei muito, Profº Clayton, parabéns pela iniciativa que foi lançar esse blog, que será com certeza de grande ajuda a todos nós que estamos estudando com você na ELC. Um grande abraço!

    Luis Carlos (Caio)

    ResponderExcluir